PUMA e Manchester City Lançam Plataforma de IA
A plataforma de inteligência artificial permite aos fãs do Manchester City criarem o equipamento alternativo oficial do clube para 2026/27
A PUMA, em parceria com o Manchester City, lançou uma inovadora plataforma baseada em inteligência artificial que permitirá aos adeptos do clube inglês desenharem o equipamento alternativo oficial para a época 2026/27.
A ferramenta PUMA AI Creator, desenvolvida em colaboração com a DEEPOBJECTS, utiliza inteligência artificial generativa para possibilitar que os fãs criem os seus próprios designs através de comandos de texto, ferramentas de personalização e controlos intuitivos. Esta iniciativa pioneira no futebol profissional resultará num equipamento que será efectivamente utilizado pelos jogadores do Manchester City em campo e comercializado para os adeptos.
Ao registarem-se na plataforma, os utilizadores receberão 15 Créditos de Design e 2 Entradas gratuitas, podendo desbloquear mais créditos e entradas através da avaliação de designs de outros fãs ou sendo membros Cityzens ou detentores de NFTs da PUMA.
Os adeptos podem submeter as suas criações até 20 de Dezembro, após o que especialistas da PUMA e do Manchester City, juntamente com as avaliações dos fãs, seleccionarão os dez melhores designs. Em Janeiro, será aberta uma votação pública para escolher o equipamento vencedor.
Ivan Dashkov, responsável pela área de Marketing Tecnológico Emergente da PUMA, afirma que “o PUMA AI Creator é uma das formas através das quais vemos a tecnologia emergente a aproximar os fãs do jogo que amam”. Por seu lado, Nuria Tarre, Directora de Marketing e Experiência do Adepto do City Football Group, destaca que “através do poder da IA, temos o prazer de oferecer aos fãs esta oportunidade especial de fazerem parte da história do Manchester City”.
A plataforma já foi testada pelos guarda-redes Ederson e Stefan Ortega, e pelo defesa Rico Lewis, que criaram em conjunto um equipamento de guarda-redes inspirado nas redes das balizas. Este será o primeiro equipamento de futebol produzido com recurso a IA a ser utilizado em campo, estando prevista a sua comercialização em quantidades limitadas ainda esta época.