NOTÍCIAS

Estado Angolano Avança com Privatização de Três Activos Industriais da CIF

Valor das adjudicações ultrapassa os 219 mil milhões de kwanzas

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) anunciou a conclusão dos leilões electrónicos referentes à privatização de três unidades industriais pertencentes ao universo CIF, no âmbito do Programa de Privatizações do Estado.

As operações abrangeram a fábrica de cerveja CIF Lowenda, a fábrica de cimento CIF Cement e a unidade de montagem de automóveis CIF SCG, tendo os processos atraído empresas nacionais e estrangeiras, e mobilizado propostas financeiras significativas.

No leilão para a fábrica de cerveja CIF Lowenda, realizado no dia 24 de Abril de 2025, participaram dois concorrentes. A proposta vencedora foi apresentada pela Rushan Shuguang Cerveja Ltd, que ofereceu 29,1 mil milhões de kwanzas. A empresa superou a Unique Beverages, que ficou em segundo lugar.

A 28 de Abril, decorreu o leilão da fábrica de cimento CIF Cement, com a participação de quatro concorrentes. O consórcio Griner/Ciment/Mercons venceu com um lance de 180 mil milhões de kwanzas, valor que ultrapassou em mais de 160% o montante base de referência, fixado em 68,3 mil milhões. A classificação final incluiu ainda os consórcios H&S/Yupeng, Moçambique Dugongo Cimentos, S.A. e Huaxin Cement Co., Ltd.

No dia 29 de Abril, realizou-se o leilão da unidade de montagem de automóveis CIF SCG. Apenas um concorrente foi admitido: a empresa angolana OPAIA S.A., que garantiu a adjudicação com uma proposta no valor de 10,3 mil milhões de kwanzas.

De acordo com os comunicados emitidos pelo IGAPE, os três processos seguem agora para as etapas finais: elaboração do relatório do leilão, notificação da decisão de adjudicação, prestação de caução, aceitação da minuta e celebração do contrato.

A conclusão das operações está prevista para trinta dias subsequentes, após os quais será feita a comunicação pública das adjudicações.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo