Angola: FILDA 2019 recebe nota positiva
Terminou este sábado mais uma edição da FILDA – Feira Internacional de Luanda, que teve início no dia 09 de Julho. Mais de 700 expositores participaram no certame, apresentando produtos e serviços dos mais variados sectores de actividade e indústrias, com destaque para as telecomunicações, tecnologias de informação, banca e seguros, petróleo e gás, têxtil, bens alimentares, bebidas, serviços, entre outros, com marcas e empresas angolanas e estrangeiras a marcarem presença.
No geral, os expositores atribuíram uma nota bastante positiva à participação na feira. Foi o caso da Otchitanda, um marketplace digital, disponível na web e através de uma aplicação Android e iOS, que liga vendedores, com negócio físico ou online, interessados em comercializar os seus produtos, e compradores que valorizam a comodidade e conveniência de uma compra online, e que procuram os mais diversos produtos. A empresa participou na FILDA pela primeira vez, a convite da Unitel, integrando o stand da operadora de telecomunicações. Para Martina Silva, Directora Executiva da empresa, a participação permitiu “interagir com muitas pessoas, desde potenciais vendedores a clientes finais”, dando a conhecer melhor a plataforma.
Quem também se estreou como expositor nesta edição de 2019 foi a Engeplus. A empresa de engenharia e projectos que actua na área da segurança, electricidade e automação e climatização, representa as marcas HID, Siemens e Axis Communications. Mateus Cristovão, Gestor de Manutenção da Engeplus, referiu “que muitas empresas que estão aqui presentes na feira trabalham em ambiente de risco e por isso são potenciais utilizadores das nossas soluções”.
Uma das marcas que representou a indústria alimentar foi a Dinda, que expôs o seu portefólio de produtos de grande consumo, que compõem em grande parte a cesta básica angolana, como o arroz, farinha de trigo, margarina, legumes enlatados, entre outros. A empresa está presente no mercado há 5 anos e desde então participa na feira. Marcelo Turri, Director da empresa, afirmou que “é sempre importante marcar presença na FILDA para conseguir fazer contactos com potenciais importadores dos nossos produtos e puder falar com os próprios consumidores”.
Um stand com bastante animação foi o da Lulu, a marca de sumos de fruta produzidos em Angola. De acordo com o Director Comercial, Mounir Saab, o grande objectivo da marca foi alcançado que era “estar perto da população”, para além de poderem ter contacto com distribuidores e clientes.
No sector dos serviços, a Ucall volta a participar. A empresa líder em serviços de Contact Center e Experiência de Cliente foi a única do seu sector de actividade a marcar presença na feira. Kelson Ferreira, Gestor de Projectos na Ucall, foi categórico ao afirmar que a presença na feira foi “bastante positiva”, com muitos contactos a serem estabelecidos. O gestor destacou a organização como um dos aspectos mais positivos da FILDA 2019.