3 Dados Importantes Revelados Em Estudo Da Jobartis Sobre Mercado de Trabalho
O número de ofertas de emprego reduziu 21%, entre 25 de Março e 15 de Junho, comparativamente ao mesmo período de 2019. Este é o primeiro dado importante de um estudo sobre o mercado de trabalho, divulgado pela Jobartis, dona do maior portal de emprego em Angola.
“Trata-se de um estudo desenvolvido com a finalidade de ajudar as empresas, o governo e demais entidades interessadas nas condições actuais do mercado de trabalho. Embora os dados tomados em conta sejam referentes à plataforma Jobartis, entendemos que os resultados reflectem a tendência do mercado de trabalho em Angola”, afirma Mauro Domingos, Coordenador de Operações do portal.
Estranhamente, o mesmo estudo reporta também uma descida no número de visualizações que cada oferta de emprego publicada obteve, e uma redução na quantidade média de candidaturas por cada vaga disponível, mostrando que a “crise” afectou tanto a oferta como a procura.
Pelo lado positivo, o sector da Consultoria foi o que mais cresceu em termos de ofertas de emprego, ocupando o primeiro lugar do Top 5. Os restantes sectores são a Indústria Transformadora/Produção, Distribuição/Comércio a Grosso/Retalho, Prestação de Serviços e Construção/Imobiliário.
O relatório completo do estudo “Tendências De Recrutamento Em Angola Durante As Restrições Conta A COVID-19” pode ser encontrado no site da Jobartis.