57% Das Empresas Multinacionais Opta Por Criatividade Interna
Uma pesquisa realizada pela Federação Mundial de Anunciantes (World Federation of Advertisers – WFA) aponta para o rápido crescimento de agências internas de criatividade, nas grandes empresas globais.
O estudo revela que 3 em cada 4 unidades internas foram estabelecidas nos últimos 5 anos, e que as equipas internas estão a chamar a si mais trabalho, com o fluxo a aumentar no último ano, de acordo com 82% dos colaboradores. Curiosamente, o relatório também sugere que a pandemia da COVID-19 não levou a que estas agências sofressem cortes, acontecendo o inverso em alguns casos.
Os entrevistados referiram que trazer o trabalho criativo para dentro de casa proporcionou uma eficiência de custos (mais de 30% em alguns casos), melhor integração (64%) e maior conhecimento da marca e do negócio (59%), com 55% também a relatar uma maior celeridade e agilidade de processos nas equipas internas.
Das multinacionais que têm uma agência interna, a grande maioria (94%) possui recursos criativos internos para conteúdo digital, quando apenas metade possui recursos internos de planeamento e compra de meios.
Cinquenta por cento das empresas tem a maioria dos recursos criativos instalados na sede global, 23% apresenta uma estrutura descentralizada e 15% tem equipas regionais.
Quase todos os entrevistados (95%) continuam a trabalhar com agências externas, porém, dentro deste grupo, aproximadamente 37% da produção criativa já resulta das equipas internas.
O relatório “Global Trends in Creative In-Housing” baseia-se na resposta de 53 anunciantes com um gasto global anual de 83 mil milhões de dólares americanos.