4 Mitos Sobre Café Que Precisam De Ser Derrubados
Falo muito acerca dos mitos sobre o café, porque se trata de um poderoso aliado da nossa saúde, mas, apesar disso, continua a haver quem defenda que faz mal a isto e àquilo, sem que, em geral, as pessoas tenham outra base para o criticar, além deste diz-que-disse, sem sentido.
Estudos científicos recentes comprovam aquilo que defendo há muito tempo: “tomar café é um acto “fitness”, pois o café é rico em substâncias benéficas para o corpo e para o cérebro.
Mas afinal, se o café faz tanto bem à saúde, porque que ainda há quem diga o contrário?
A explicação é simples e objectiva. É urgente que as pessoas tenham acesso a informações credíveis. É urgente que estas estejam em concordância com a ciência, e que sejam cada vez mais divulgadas. E este é este o meu principal objectivo.
É sabido que sou nutricionista e embaixadora das marcas Delta Cafés, Delta Q e Café Ginga, mas não se trata de vender café. Para estas marcas a principal meta é derrubar os mitos e apresentar os benefícios do café, e isso, para mim, como nutricionista e embaixadora destas marcas, é um orgulho.
Estamos a falar de promoção da saúde, numa altura em que a saúde esta na moda e em que ser “fit” é quase obrigatório, e ainda bem! Mas é também, sem dúvida, um grande desafio. É preciso informar com verdade, já que, infelizmente, convivemos com um acesso demasiado fácil a informações erradas, que levam as pessoas a cometer erros, quando o assunto são as escolhas saudáveis.
Falando de objectivos, o central é este, comunicar com credibilidade, e motivar o consumo de café “sem medo”, baseando-nos naquilo que os estudos mais recentes revelam sobre o impacto do café na saúde, que se tem revelado positivo a todos os níveis, e isto é afirmado pelos estudiosos, por unanimidade. Assentes nestas afirmações seguimos com a estratégia de combate aos mitos sobre o consumo de café.
Veja se está a par da verdade sobre o café, conhecendo alguns dos mitos mais comuns, e a verdade sobre os benefícios do café, a nova batida de Angola.
Mito #1: Beber café faz mal à saúde.
Beber café regularmente, 3 a 4 chávenas diárias, deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. Não causa efeitos adversos para a maioria dos adultos saudáveis e traz benefícios terapêuticos.
Mito #2: Beber café aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
O consumo moderado de café não está associado a um maior risco de problemas cardiovasculares (como doenças e ataques cardíacos, arritmia ou hipertensão). Pelo contrário, vários estudos sugerem que o café pode ajudar a reduzir este tipo de patologia.
Mito #3: As grávidas não devem beber café.
A recomendação é que as mulheres grávidas limitem a dose diária de cafeína para 200 a 300mg por dia, o que não significa eliminar o consumo. Desta forma, não há qualquer inconveniente em ingerir até duas chávenas (cerca de 80-100mg) diárias de café.
Mito #4: O consumo de café vicia.
A remoção de cafeína da dieta normal pode levar a sintomas temporários de abstinência em algumas pessoas, como dores de cabeça, que podem ser evitados por uma redução gradual da ingestão de cafeína. O café sempre foi protagonista quando o assunto é saúde, por isso é certo afirmar que o consumo moderado desta bebida pode ajudar a proteger a sua saúde, e a trazer mais energia e boa disposição para as suas actividades diárias.
É isto que a ciência nos diz.
Texto de Adília Cordeiro, Nutricionista. Adília é nutricionista e embaixadora das marcas Delta Cafés, Delta Q e Café Ginga. Siga-a no LinkedIn.