Tigra Celebra Dia Mundial Da Arte De Forma Original
A arte tem sido um dos territórios de activação da cerveja Tigra, por isso a marca assinalou o Dia Mundial da Arte, celebrado a 15 de Abril, com uma iniciativa original que juntou a Galeria Jahmek Contemporary Art e a Big Media para criar uma a galeria de arte urbana digital.
A iniciativa passou por desafiar a Big Media a interromper, no dia 15 de Abril, a veiculação tradicional de publicidade, para expor o trabalho de 23 artistas na sua rede de outdoors digitais.
“E se o futuro fosse …….?” deu o mote para Adriano Cangombe, Anita Sambanje, Binelde Hyrcan, Damara Inglês, Délio Jasse, Ery Claver, Evan Claver, Helena Uambembe, Hélio Buite, Hugo Salvaterra, Indira Mateta, Kiluanji Kia henda, Mónica de Miranda, Mussunda N´Zombo, Mwana Pwo, Pamina Sebastião, Resem Verkron, Rui Magalhães, Sandra Poulson, Tiago Borges, Toy Boy, Wyssolela Moreira e Yonamine expressarem a sua arte e aspirações.
A associação da Tigra à arte não é novidade e o Mural da Rua Rainha Njinga, obra do colectivo artístico Verkron com outros 6 artistas urbanos autodidatas, é um dos projectos de destaque.
Este ano a marca tem como objectivo alargar o seu âmbito de intervenção como explica Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango. “A arte é parte fundamental na construção de uma cultura, modeladora de pensamento e comportamento. Apercebemo-nos que existem artistas angolanos com imenso talento reconhecido internacionalmente, porém muitos jovens no nosso país não os conhecem, nem conhecem a sua arte. É urgente democratizar o acesso à arte, e por isso vamos celebrar o Dia Mundial da Arte sob o mote ‘artistas para um novo amanhã’ #artistsfornewtomorrow. Um dia onde não haverá publicidade, apenas e só arte feita por artistas do nosso país”.
O dia Internacional da Arte foi também escolhido de forma simbólica para inaugurar a Galeria Pop-Up da Jahmek Contemporary Art, Powered by Tigra – uma galeria de arte efémera no Hotel Globo, com um programa que inclui 13 artistas.
Mehak Vieira, Co-Fundadora da Jahmek Contemporary Art, afirma que “Este projecto é resultado de uma colaboração que se poderia dizer improvável. A arte normalmente está alienada das marcas, porém nos últimos anos, temos visto cada vez mais trabalhos de colaboração entre marcas comerciais e artistas. O desafio que a marca Tigra nos trouxe com a palavra de ordem de democratizar a arte aos nossos jovens, toca-nos a todos, está na génese daquilo que é fazer arte. Por isso, hoje temos não só artistas representados pela Jahmek, mas também artistas que acreditamos que representam a nova geração de arte angolana.”