TotalEnergies Vai Produzir Energia Solar No Sul Do País
A TotalEnergies prepara-se para produzir energia solar no sul de Angola, em parceria com a Sonagás e Greentech.
A empresa anunciou recentemente a assinatura do contrato de concessão para a instalação e operação da central solar fotovoltaica “Quilemba”, localizada no Lubango.
Numa primeira fase, o projecto “Quilemba” terá uma capacidade de produção de 35 Mega Watts (MW) de energia solar.
O parque “Quilemba” vai fornecer energia solar à rede energética nacional, permitindo uma poupança de combustível estimada em cerca de 20 milhões de dólares norte-americanos por ano, em comparação com as centrais térmicas existentes.
“Com o projecto Quilemba Solar, a TotalEnergies está a implementar o seu objectivo de produzir mais energia com menos emissões, e sempre de uma forma mais sustentável em Angola, onde a companhia tem vindo a construir uma parceria duradoura com quase 70 anos”, comentou Olivier Jouny, Country Chair da TotalEnergies em Angola.
O responsável acrescentou ainda que “Hoje, a nossa estratégia multi-energias permite-nos apoiar Angola na sua transição energética, continuando a participar no desenvolvimento e no crescimento do capital nacional, tanto humano, quanto empresarial, em coordenação com todos os nossos parceiros”.
A construção da central está prevista para 2023 e a entrada em funcionamento em 2024.