MARKETING

Energy Capital & Power Realiza 3.ª Grande Conferência Sobre Sector Energético

Dia 29 de Novembro, Luanda recebe mais uma edição da conferência internacional ‘Angola Oil & Gas’, dedicada ao sector energético.

A conferência é realizada pela Energy Capital & Power, uma empresa baseada na Cidade do Cabo, na África do Sul, mas que se dedica ao mercado energético nos países africanos situados na região a sul do deserto do Saara, que inclui os grandes produtores como Angola e Nigéria e outros países como o Senegal, que anunciou em anos recentes a descoberta de grandes reservas de gás natural ou a Namíbia, igualmente outro novo mercado relevante para o sector energético.

Em Angola vão realizar a 3.ª edição da AOG. A primeira edição aconteceu em 2019. Durante a pandemia aconteceu uma segunda edição, também presencial, mas de muito menor dimensão e com medidas apertadas de segurança.

Agora vão voltar ao formato normal, num momento particularmente importante devido ao contexto global de crise no sector energético, com o escalar dos preços e com a preocupação dos países europeus em relação à sua segurança energética.

De acordo com Miguel Artacho, director da conferência, o gás proveniente de países como Angola, Nigéria, Guiné Equatorial, República Democrática do Congo, entre outros países da região, pode ser uma alternativa a médio prazo para resolver o problema da segurança energética na Europa, tendo em conta os desafios colocados pelo gás fornecido pela Rússia.

O responsável sublinha por isso a importância do “papel de Angola, sendo um dos principais produtores de petróleo da região” e a pertinência desta conferência.

Miguel Artacho explica que o propósito da Energy Capital & Power é “facilitar a cooperação” e colaboração entre sectores dominantes na economia angolana, como são o petróleo e o gás, e os restantes sectores como as telecomunicações, banca, seguros, logística e transportes, que também estarão representados na conferência.

Há ainda o objectivo de atrair investidores para toda a cadeia de valor do sector energético. “Angola é já um grande produtor, mas para continuar a manter os níveis de produção é necessário atrair constantemente capital para continuar a exploração”. É também importante comunicar para o exterior que o sector é seguro, estável e conta com parceiros fiáveis como a Sonangol e o MIRAMPET, e por isso estão presentes no país a generalidade das grandes empresas mundiais do sector.

O director da conferência acrescenta que pretendem criar uma plataforma e um ambiente que seja propício para negócios, trazendo para Luanda líderes governamentais e do sector privado para 3 dias de debates, apresentações e acordos lucrativos, durante a conferência.

As primeiras edições correram bastante bem, mas Miguel Artacho diz que esta 3.ª edição é interessante por diferentes motivos. É a primeira grande conferência do sector depois do novo executivo ter tomado posse e também pelo momento muito importante para o sector energético que se vive a nível global.

A temática da transição energética vai estar presente na conferência, no entanto Miguel Artacho alerta para as diferentes condições que os países em desenvolvimento devem observar para que possam alcançar uma transição energética equitativa, assegurando o crescimento económico destes países e o acesso à energia por parte das populações. O gestor lembrou que “há mais de 500 milhões de pessoas que vivem sem acesso à electricidade na região da África Subsaariana”. A “probreza energética” é por isso uma das problemáticas mais importantes no continente. “Um país como Angola que tem tanto petróleo e gás não pode deixar de produzir para passar a investir em energias renováveis. Não é viável. As receitas geradas pelo sector dos hidrocarbonetos podem ser uma das melhores formas de os países africanos acelerarem o processo de transição energética”.

Na conferência estarão presentes, como já aconteceu nas edições anteriores, todas as marcas relevantes no sector. ExxonMobil, Chevron, TotalEnergies, Equinor, Sonangol, e outras marcas como a Biocom, que tem projectos de biocombustíveis. Mas não será apenas o sector energético a marcar presença. A Unitel é um dos principais sponsors, o Banco BIC, a Protteja Seguros e muitos outros sectores vão estar representados.

O evento decorre de 29 de Novembro a 01 de Dezembro, no Hotel Intercontinental Luanda Miramar e conta com um programa com diferentes temáticas sobre o Upstream e Downstream, Energias Renováveis, entre outras.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo