Gordon’s Pink Day Destaca A Liderança Feminina Em Angola
A Diageo e a Refriango destacaram, pelo quarto ano consecutivo, dez mulheres angolanas excepcionais através da iniciativa Gordon’s Pink Day, que celebra projetos liderados por mulheres que promovem o desenvolvimento humano no país.
A cerimónia homenageou mulheres de diversas áreas, incluindo activistas sociais, ambientais, da saúde, educação e empreendedorismo.
As homenageadas desta edição foram:
- Luísa Mayala, líder LGBTQ e responsável pelo Movimento Lesbianidade Consciente;
- Tunísia Sebastião, consultora nas Nações Unidas que apoia e capacita mulheres e crianças órfãs através da sua Fundação Muhato;
- Ana Cangombe, fundadora da Associação de Pessoas Portadoras de Vitiligo;
- Servelina Neto Senalto, secretária-geral da Kimbo Liombembwa, instituição que apoia o tratamento de crianças com malformações congênitas no estrangeiro;
- Juliana António, co-fundadora da associação Mwana Pwo, promotora e defensora dos direitos de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres;
- Rebela Botes, ativista ambiental e co-fundadora da Associação Nação Verde;
- Fernanda Samuel, iniciadora da organização de proteção e restauração dos mangais Otchiva;
- Alda Manuel, engenheira de energias renováveis e fundadora da plataforma de conteúdos acadêmicos Tchossi Academic;
- Silke António, ativista e fundadora da associação Livros São Portas; e
- Maria Zita Viegas, coordenadora de projetos da Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola.
O Gordon’s Pink Day visa enaltecer o espírito empreendedor das mulheres angolanas que criam oportunidades de riqueza ante a adversidade e contribuir para o compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para Rui Garcia, Country Manager da Diageo Angola, esta plataforma é um exemplo no continente africano e é com muito orgulho que vê Angola a liderar projetos únicos como este.
A amplificação do contributo das mulheres para o futuro de Angola é o grande objetivo das homenagens que o Gordon’s Pink Day tem realizado nos últimos quatro anos. Para Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, “as homenageadas representam um movimento progressista forte e com resultados extremamente positivos e relevantes nas suas áreas de atuação”.
“Dar visibilidade a estas iniciativas e o esforço pessoal destas angolanas extraordinárias é extremamente importante, não só para despertar o interesse da sociedade e de possíveis parceiros por estas questões e projetos, que mudam vidas e materializam sonhos, mas também por uma questão de representatividade. Queremos que adolescentes e mulheres angolanas saibam que suas ideias valem, que é possível conseguirem chegar onde querem com esforço, dedicação e paixão. Por isso, queremos reafirmar que vamos continuar a promover as construtoras de futuro a chegar cada vez mais longe. Por uma Angola desenvolvida, inclusiva e empoderada”.