FAC Lança Acervo Cultural Digital Denominado E-Zomba
A Fundação Arte e Cultura (FAC), instituição filantrópica da Fundação Menomadin em Angola, em parceria com o Ministério da Cultura, acaba de lançar o projeto de implementação do Acervo Cultural Digital e-Zomba.
O objetivo é promover e disponibilizar a cultura angolana a nível nacional e global. O lançamento ocorreu no dia 29 de Março, num evento realizado nas instalações da Fundação Arte e Cultura, na ilha de Luanda.
O e-Zomba é um projeto adaptado à tecnologia avançada dos dias de hoje e tem como desígnio a “preservação do passado, acessibilidade no presente e promoção da pesquisa no futuro”. O projecto não apenas expõe a cultura angolana para o mundo, mas também torna as culturas ancestrais e novas acessíveis ao público em geral.
De acordo com Haim Taib, fundador e presidente da Fundação Menomadin, este projeto destina-se a chamar a atenção e a encorajar a exposição e a interação entre investigadores, estudantes, historiadores, músicos, artistas e o público em geral. “Mostrar como a arte e cultura deste país são realmente maravilhosas, coloridas e interessantes”, acrescenta Taib.
No e-Zomba será possível encontrar diferentes colecções musicais de todas as épocas, colecções de arte, registos de danças folclóricas de todos os tipos que caracterizam Angola, registos de peças teatrais e espetáculos de teatro. Haim Taib realça que o arquivo e-Zomba garantirá a mais completa documentação e acessibilidade, o que permitirá levar a exposição a um público amplo e diversificado a nível nacional e internacional.
Com a criação do Acervo Cultural Digital e-Zomba, espera-se que a cultura angolana seja mais valorizada e disseminada em todo o mundo, além de proporcionar oportunidades para talentosos artistas angolanos.