Eka e Nocal: Dificuldades Cambiais Levam À Suspensão Da Produção
O Grupo Castel, proprietário das fábricas de cerveja Eka e Nocal, decidiu suspender a produção por tempo indeterminado, de acordo com informações obtidas pelo jornal Expansão de fontes do grupo.
A falta de divisas, que dificulta a importação da maioria das matérias-primas necessárias para a produção das bebidas, é o principal motivo para essa suspensão.
A marca Nocal, cuja fábrica está localizada no município do Cazenga, foi a primeira afetada pela escassez de matérias-primas dentro do grupo de origem francesa, interrompendo a produção na última semana de Junho.
A fábrica da marca Eka aguardará apenas a conclusão da produção em andamento para encerrar temporariamente as suas atividades.
Uma fonte ligada ao grupo explicou ao Expansão que, como medida para reduzir os custos, foi tomada a decisão de fechar determinadas fábricas em que os custos de produção são elevados, abrangendo equipamentos, manutenção, matérias-primas e pessoal. A retomada da produção dependerá da evolução cambial nos próximos meses.