Angola: Os Heróis têm a cor do Standard Bank
Uma Clínica Móvel e mais de 115 voluntários de diferentes áreas e níveis de actuação que se juntam para ajudar a atender às necessidades básicas de saúde e educação das comunidades. Estes são os “Heróis de Azul“.
O projecto é do Standard Bank de Angola, já leva 2 anos de existência e surgiu na sequência dos apoios prestados pelo banco na disponibilização de medicamentos e e material escolar a hospitais e organizações médicas que já realizavam acções de saúde nas comunidades. Desde o início, o projecto já impactou mais de 20.000 vidas, com consultas médicas, palestras, entrega de donativos, recuperação de infraestruturas, realização de torneios inter-escolares, entre outros.
O balanço foi apresentado pelos responsáveis do projecto esta terça-feira, 11 de Junho, numa cerimónia que serviu também para dar a conhecer os “Heróis de Azul”, bem como os seus resultados, à imprensa e convidados.
Luís Miguel Fialho Teles, Presidente da Comissão Executiva do Standard Bank de Angola, salientou nesta ocasião a importância da proximidade com as comunidades mais carenciadas. “O Standard Bank é um banco que considera que não é apenas a actividade financeira que é importante para ser um banco de sucesso. Por isso, consideramos que somos mais que um banco e, mais que um banco quer dizer que não estamos apenas preocupados com os nossos clientes em poder dar crédito ou utilizar as poupanças para incentivar investimentos em Angola, mas também temos uma grande preocupação em envolver as nossas comunidades. Faz parte dos nossos valores e queremos investir nessas comunidades”.
Jelson Domingos, responsável pelo projecto “Heróis de Azul”, mostrou a sua satisfação durante o discurso de apresentação: “Com esta iniciativa o Standard Bank demonstra que é um banco disposto a contribuir para o desenvolvimento das pessoas, tendo a sua maior aposta em pilares que são determinantes para a promoção da sociedade. Todos podemos contribuir de alguma forma para a materialização das acções de apoio às comunidades, desde a partilha de informação, à participação em uma ou mais acções no terreno. Os Heróis de Azul pretendem elevar a sua capacidade de resposta aos desafios e que não são poucos”.
Com a aquisição da Clínica Móvel, foram alcançadas mais pessoas, houve melhorias na assistência prestada não só em Luanda, como em outras províncias e houve um aumento do leque de serviços, como as consultas de clínica geral, oftalmologia, estomatologia, otorrinolaringologia, oncologia e fisioterapia.
O projecto conta com parceiros na área da saúde, como Médicos pela Vida, LACC, Carie Not e na área da educação, a Associação ABC Alfabetizar.