CAMPANHASPUBLICIDADE

Maybelline Revela-nos Futuro Da Publicidade Exterior

Vídeo viral da marca alcançou 60 mil curtidas no TikTok, com imagens que não existem no mundo real.

A nova campanha do rímel da Maybelline revela-nos o futuro da publicidade exterior. Primeiro foi um rímel gigante e os cílios da Maybelline, que surgiram em Londres, no mês passado, nas carruagens de metropolitano e nos tradicionais autocarros vermelhos de dois andares. Depois foi o holograma de uma Barbie gigante, que saiu a andar da sua caixa, bem no centro no Dubai. Agora, é um autocarro em forma de bisnaga de rímel da Maybelline, que percorre as ruas de Nova Iorque. A marca de cosméticos conseguiu um grande sucesso nas redes sociais. Um vídeo viral da marca alcançou 60 mil curtidas no TikTok, com coisas que não existem no mundo real.

Veja AQUI um dos vídeos da campanha

A Maybelline, conhecida pelos seus produtos de maquilhagem, utilizou essa estratégia para promover as suas máscaras faciais e anunciar o seu novo produto, o rímel Sky High Mascara Express.

A empresa adicionou enormes cílios de borracha gigantes às carruagens do metro e dos autocarros de Londres. Quando o metro chega à estação, um enorme rímel 3D é exibido e os efeitos de borracha saltam para frente e para trás, dando uma ilusão de volume aos passageiros. Essa mesma abordagem foi adoptada num autocarro de dois andares, com um conjunto semelhante de borrachas por cima da janela frontal superior. O vídeo chamou a atenção e revelou-se uma estratégia de marketing eficaz, influenciando muitas pessoas a comprar o novo produto e a procurar a localização desses imensos rímeis falsos no mundo real. Mas a verdade é que tudo não passava de uma criação digital.

Bem-vindo à Era do que podemos baptizar como ‘Falso Outdoor de Publicidade Exterior’: imagens hiper-realistas, de realidade aumentada ou anúncios digitais, que aparecem como activações no mundo real. Uma aposta das marcas, para se destacarem num mercado online cada vez mais lotado.

A campanha foi uma maneira de perturbar honestamente o mundo real e fazer as pessoas falarem e se perguntarem: ‘Isso é real ou não?’, explicou à Digiday, Fernando Febres, vice-presidente do marketing da Maybelline EUA. Estas campanhas mostram o que a indústria da publicidade pode esperar da realidade virtual aumentada.

Ao contrário da publicidade exterior tradicional OOH (de Outdoors Out-of-Home), ou mesmo dos Outdoors Digitais Out-of-Home (DOOH), cada vez mais populares, o OOH falso vive apenas online.

“O Falso OOH apresenta aos profissionais de marketing um formato de publicidade sem limites, porque elimina as considerações que vêm com orçamentos, recursos e aquele conceito irritante de realidade física”, explicou à Digiday, Leslie Lee, vice-presidente sénior de marketing da DOOH Vistar Mídia.

Além disso, é mais rentável. Um OOH falso não envolve os custos do local físico, de produção, de licenças de construção ou dos materiais necessários para um outdoor exterior tradicional. A escala e o alcance das activações digitais, quando comparadas com a publicidade exterior convencional são os maiores atractivos”. “Se tivéssemos feito uma activação tradicional, provavelmente não teríamos recebido a atenção que recebemos”, acredita Febres.

À medida que a tecnologia e as ferramentas para produzir outdoors surreais ou falsos se tornam mais acessíveis, é provável que o cruzamento entre activações digitais e físicas se torne muito mais comum. Que passem de nova tendência tecnológica a mais um meio de direccionar o tráfego e concretizar vendas.

E à medida que a acessibilidade aumenta, também aumenta o interesse dos anunciantes.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo