Africa 200: Marcas Mais Valiosas Do Continente Resistem À Pandemia
De acordo com o relatório “Africa 200 – 2023”, da Brand Finance, as marcas mais valiosas de África continuaram a demonstrar resiliência em 2023, apesar das condições operacionais difíceis causadas pela pandemia e pelo ambiente internacional desafiador.
O relatório revela que as 200 marcas mais valiosas do continente africano têm um valor de marca combinado de USD 54,4 mil milhões, registando um crescimento anual de 6%.
A África do Sul é o maior contribuinte para o ranking, com mais da metade das marcas e 75% do valor total da marca. As marcas sul-africanas dominam as primeiras posições do ranking de valor de marca, ocupando as 21 primeiras colocações, o que destaca a influência significativa do país no panorama empresarial africano em termos de valores de marca.
Além da África do Sul, a Nigéria, o Egipto e o Quénia são os próximos três maiores mercados representados no ranking. Embora a África do Sul seja considerada a potência das marcas africanas, o relatório enfatiza a importância de reconhecer o papel significativo desempenhado pelas marcas africanas fora do país, muitas das quais continuam a crescer e a trazer diversidade e riqueza para o panorama económico do continente.
De acordo com o relatório Africa 200, este é o top 10 das marcas mais valiosas do continente em 2023:
- MTN – Telecomunicações – Valor da marca: USD 4,4 mil milhões
- Vodacom – Telecomunicações – Valor da marca: USD 2,3 mil milhões
- Standard Bank – Bancos – Valor da marca: USD 1,7 mil milhões
- First National Bank – Bancos – Valor da marca: USD 1,5 mil milhões
- Absa – Bancos – Valor da marca: USD 1,5 mil milhões
- Woolworths SA – Retalho – Valor da marca: USD 1,3 mil milhões
- Spar SA – Retalho – Valor da marca: USD 1,3 mil milhões
- Nedbank – Bancos – Valor da marca: USD 1,0 mil milhões
- Investec – Bancos – Valor da marca: USD 1,0 mil milhões
- Mondi – Produtos químicos – Valor da marca: USD 1,0 mil milhões
Segundo o relatório, o sector mais valioso em África é o sector bancário. As marcas bancárias africanas tiveram uma forte recuperação pós-pandemia em termos de crescimento do valor da marca em 2023. Com cinco marcas no top 10 do ranking, o sector bancário representa 26% do valor total da marca no ranking Africa 200, superando o próximo sector mais valioso, as Telecomunicações, em USD 3,4 mil milhões. A marca Standard Bank é a terceira marca mais valiosa de África e a marca bancária mais valiosa do continente, com um valor de marca de USD 1,7 mil milhões.
É importante referir que algumas das marcas destacadas no Africa 200 têm presença significativa no mercado angolano, como são o caso da DStv, Shoprite e do Standard Bank.
A metodologia de avaliação baseia-se numa combinação de pesquisa de mercado, análise financeira e avaliação de marca. A avaliação financeira é baseada na análise das finanças das empresas, levando em consideração indicadores como receita, lucro, fluxo de caixa e outros dados financeiros relevantes. Já a pesquisa de mercado é utilizada para avaliar a percepção da marca pelos consumidores e outros stakeholders, através de pesquisas de opinião, entrevistas e análise de mídia social. A análise de marca avalia a força da marca e a sua capacidade de gerar receita e lucro, considerando a estratégia da empresa, a sua posição no mercado e a sua capacidade de inovação e adaptação às mudanças do mercado.
One Comment