Lay Van-Dunem E Bruno Magalhães Falam Sobre O FESTIPUB
Lay Van-Dunem é Gestora de Projectos, e foi responsável por eventos como o Axiluanda e Naxixi Street. Bruno Magalhães é Administrador Executivo do Grupo Executive. Os dois profissionais angolanos fazem parte da organização do FestiPub.
Em entrevista ao Marcas em acção, falaram do surgimento da ideia de criar o festival “nos finais de 2019, fruto de uma conversa entre um grupo de profissionais de marketing e comunicação”. Bruno Magalhães explica que “o nosso sector já atravessou várias fases e atingiu um nível de maturidade que já justifica ter uma iniciativa que destaque, apresente e valorize o que é feito de bom pelos diferentes agentes do sector”.
Apesar da importância deste tipo de eventos para dinamizar o sector, já há mais de 10 anos que em Angola não se realizam festivais do género.
2021 não está a ser um ano muito diferente de 2020, no que toca à realização de eventos, mas a organização considera ser este o momento certo para a realização do festival, apesar do menor investimento publicitário e todas as incertezas vividas pelas empresas.
O festival é uma “plataforma que vai permitir apresentar o trabalho que é feito, quem é que o fez, e ter um corpo de jurados que, de forma totalmente independente e imparcial, o vai analisar, no fundo vai ser um termómetro para percebermos em que estágio estamos, e o que temos de fazer para evoluir o nosso sector”, de acordo com Bruno Magalhães.
Além da componente de premiação de trabalhos, o festival também terá 2 dias dedicados a Masterclasses, o que será “importantíssimo para a dinamização” dos profissionais da área, conforme nos conta Lay Van-Dunem.
São 29 categorias a concurso, entre prémios Bronze, Prata e Ouro, para as entidades que se inscreverem, mais 7 prémios Platina que serão atribuídos pelo júri. O vencedor de mais prémios Ouro, será distinguido também com o Grande Prémio FestiPub. Os entrevistados falaram ainda sobre o processo de inscrição dos trabalhos no festival e o perfil do corpo de jurados, bem como o apoio que estão a receber de várias entidades para realizar o evento, para além dos patrocinadores.
Veja a entrevista completa no vídeo em baixo