CAIXA DE GISMARKETING

Sabe Porque É Que As Marcas Que Contam Histórias Obtêm Maior Sucesso?

Artigo assinado por Gislaine Marques*

Crescemos a ouvir as pessoas a contarem histórias. Sejam elas fictícias ou reais, as histórias sempre foram uma forma de comunicar ideias. Os hieróglifos, as parábolas, as lendas, as fábulas… tudo isso eram maneiras de imprimir no tempo um conteúdo considerado importante e que nem sempre pôde ser escrito de forma a ser passado de geração em geração, tendo sido, em alguns casos, utilizado o recurso da oralidade para que as mensagens não se perdessem.

E porque é que algumas histórias sobreviveram por séculos e outras não?

Boas histórias criam conexões emocionais e são essas conexões que nos fazem memorizar mais facilmente o que foi contado. Um facto tem 20 vezes mais chances de ser recordado se estiver associado a uma história. Uma boa história é capaz de gerar uma acção imediata e até mesmo mudanças de perceções! Resultados que toda marca busca, não é mesmo?

Então, como é que se faz para executar o Brand Storytelling na prática? Deixo aqui algumas dicas:

1) Encontre o propósito da sua marca. As marcas que conseguem maior sucesso a contar histórias são aspiracionais e inspiradoras. Sabem exatamente quem são e porque é que existem, tendo claro qual é o impacto que desejam causar no mundo. A Apple e a Amazon que o digam.

2) Analise o caminho percorrido pela sua marca e conheça bem os benefícios dos seus produtos e/ou serviços. Como é que a marca surgiu? Quais foram as principais conquistas até hoje? Há algum facto relevante ou inusitado? Como é que os seus produtos e/ou serviços podem salvar o consumidor de situações indesejadas e se tornarem os heróis da história?

3) Conheça a sua audiência. Só vai conseguir chamar o público-alvo para si e manter a sua atenção se souber exactamente do que é que ele gosta e o que é que vai gerar o seu interesse. Crie buyer personas. Descubra os seus desejos, necessidades e dificuldades. Até mesmo uma boa piada não funciona quando o público não se identifica com o tema ou não percebe o que é que foi contado.

4) Crie reviravoltas (plot twists). A surpresa é sempre um factor interessante para manter a atenção numa história. Mantenha a mensagem simples, mas tente sempre surpreender o consumidor, preferencialmente no final.

5) Solucione conflitos. Uma história só é história se houver um ou mais conflitos. À parte disso é apenas uma narrativa de factos. Utilize recursos de persuasão como a escassez (últimas unidades), urgência (se comprar agora, é mais barato), prova (x pessoas já compraram e aprovaram) e outros gatilhos mentais, mas, principalmente, mostre que o seu produto ou serviço é capaz de ajudar a sua audiência a vencer aqueles vilões comuns no seu dia-a-dia, como o medo, a insegurança, a falta de dinheiro ou o sonho inalcançável. 

A verdade é que marcas que contam histórias humanizam a sua comunicação, tornando-se valiosas para o seu público. O Brand Storytelling tem o poder de aumentar a atractividade; conectar dados com factos, transformar opiniões, motivar a audiência a agir, gerar engagement, e principalmente, tornar a sua marca memorável.

Em tempos onde toda a gente corre e não consegue prestar atenção em quase nada, comece a considerar o uso de técnicas de Brand Storytelling na sua comunicação. Quem sabe a próxima história de sucesso não é a da sua marca?

*Gislaine Marques, a Gis, é Mestre em Publicidade e Relações Públicas, copywriter, estratega digital e formadora. A sua experiência a trabalhar para grandes marcas nos mercados de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal ultrapassa três décadas. Mais informação em caixadegis.com.

Publicidade

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo