MARKETING

Estabilidade No Tempo Médio De Mandato Dos CMOs

Estudo da Spencer Stuart analisa carreiras dos responsáveis de marketing das principais empresas americanas

As equipas de marketing das empresas enfrentam hoje enormes desafios. Têm de lidar com a rápida transformação digital, a crescente fragmentação dos meios e a necessidade constante de inovação. Neste contexto, é crucial entender o perfil e a evolução dos líderes de marketing que comandam estas equipas.

Mas será que os CMOs (Chief Marketing Officers) estão a conseguir manter-se nos seus cargos o tempo suficiente para imprimirem a sua marca e liderarem esta transformação? O estudo anual da consultora Spencer Stuart vem responder a esta questão.

De acordo com o estudo, o tempo médio de mandato dos CMOs das 500 maiores empresas dos EUA manteve-se estável em 4,2 anos em 2023, ligeiramente abaixo da média de 4,6 anos para todos os líderes C-suite. No entanto, existem diferenças relevantes entre empresas B2B e B2C. Enquanto os CMOs B2B têm em média 4,5 anos de mandato, nos segmentos B2C este valor desce para 4 anos.

Outra tendência interessante é o aumento do número de CMOs a assumir responsabilidades para além da área de marketing, como comunicação. Cerca de 34% dos CMOs das 500 maiores empresas têm agora um “CMO+” – um perfil com uma esfera de atuação mais alargada.

No que toca à origem destes líderes, verifica-se também uma maior aposta no desenvolvimento interno. Mais de metade (58%) dos CMOs das 500 maiores empresas foram promovidos a partir do seu interior, um aumento face a 2022. Este número sobe para 59% nas 100 maiores anunciantes.

Em relação à diversidade, os resultados são mistos. Em 2023, as mulheres alcançaram paridade nos cargos de CMO nas Fortune 500, representando 50% do total, um aumento comparativamente a 2022. No entanto, houve uma ligeira diminuição na representação de grupos racial e etnicamente sub-representados. Esta é uma área onde ainda existe um grande caminho a ser percorrido para alcançar uma verdadeira equidade.

Publicidade

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo