NOTÍCIAS

ENSA, NOSSA, Fidelidade e Sanlam Dominam Mercado Segurador Angolano

Estudo da EY revela indicadores sobre o sector segurador e de fundos de pensões no país, cobrindo o período de 2019 a 2022

A ENSA, NOSSA Seguros, Fidelidade Angola e Sanlam Angola têm dominado o sector segurador em Angola nos últimos anos, conforme revelado na 1.ª edição do “Insurance Outlook – Angola”, apresentado pela EY Angola e pela Autoridade Reguladora de Seguros de Angola (ARSEG). Este estudo, que abrange o período de 2019 a 2022, analisa o sector dos seguros e dos fundos de pensões, destacando os principais indicadores e tendências.

O Insurance Outlook – Angola fornece uma análise detalhada dos sectores de seguros e fundos de pensões, revelando a evolução e as dinâmicas do mercado. Alguns dos temas destacados são os Seguros Agrícolas, Micro Seguros – Insurtech e Bancassurance, juntamente com a importância da Gestão de Riscos e Controlos Internos.

No que se refere aos fundos de pensões, o estudo destaca a predominância do Estado, que manteve uma participação estável entre 67% e 68% de 2019 a 2022. O sector financeiro também mostrou um crescimento, passando de 14% para 17% no mesmo período, indicando uma tendência de maior influência das grandes entidades neste mercado.

Sobre o sector segurador africano, a taxa de penetração diminuiu ligeiramente de 2,7% para 2,4% de 2019 a 2022, apontando para um potencial de crescimento em mercados menos explorados. Economias mais desenvolvidas, como a África do Sul, apresentam taxas de penetração significativamente mais elevadas.

A cerimónia de apresentação do Insurance Outlook foi também palco para a 3.ª edição do Prémio Fernando Aguiar, promovido pela ARSEG, que reconhece trabalhos de investigação sobre o sector dos seguros, resseguros, fundos de pensões e mediação de seguros em Angola.

Publicidade

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo