OPINIÃO

Por Que Não Mudarmos a Perspectiva Sobre o “Março Mulher”?

Por Dalmo Silva

Spoiler alert: esta reflexão pode contradizer-se um pouco. Mais à frente vais entender porquê.

Começou o mês de Março. Entrámos no “Março Mulher”. E começam, e bem, as iniciativas para alertar para a ainda vigente desigualdade de género. Quando falamos de acesso e oportunidades em termos de emprego, progressão na carreira, assim como em outras áreas das esferas social, económica e política, incluindo participação e poder de decisão, as disparidades entre homens e mulheres ainda são gritantes.

É, então, importante marcar o mês de Março com muitas acções que nos façam pensar em soluções que ajudem a encurtar esta distancia entre mulheres e homens. E muitas empresas fazem-no. Há dias uma profissional da área de desenvolvimento pessoal e profissional dizia-me que todos anos é contactada por empresas para fomentar iniciativas voltadas para as mulheres neste mês (que eu espero que também incluam os homens). Super positivo. No digital, o feed dos perfis corporativos reflete o simbolismo do mês. Com que resultados práticos? Não sei dizer, mas a verdade é que a mensagem tem de ser passada.

Mas quando temos um mês, uma semana ou um dia, dedicado a uma causa, não surge, quase inevitavelmente, a questão: e os outros meses, semanas ou dias do ano? A causa perde importância? As iniciativas voltam para a “gaveta” à espera do ano seguinte? No resto do ano, seguimos “business as usual”?

Por isso acho que devemos começar a mudar um pouco a perspectiva sobre o “Março Mulher”.

O mês de Março não deve ser tanto o mês das acções, mas sim dos balanços. Da partilha de resultados das iniciativas que são promovidas ao longo de todos os restantes meses do ano, para que possamos ter uma sociedade mais justa e equitativa. Que se encham os feeds com publicações que relatem os progressos alcançados ao longo dos anteriores 11 meses, em termos de igualdade de género.

Eu comecei por dizer que esta reflexão poderia ser um pouco contraditória, e é. Este texto deveria ter sido publicado há 6 meses e hoje deveria estar a fazer o balanço do mesmo. Mas a mensagem não pode deixar de ser passada. Viva o Mês da Mulher.

Dalmo Silva, Empreendedor Digital e criador do website Marcas em acção.

Publicidade

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo