TENDÊNCIAS

CEOs Priorizam Gestão de Custos e Crescimento em 2024

As perspectivas dos líderes sobre o panorama macroeconómico e as prioridades estratégicas para este ano

De acordo com o recente relatório da Boston Consulting Group (BCG), “The CEO’s Guide to Costs and Growth: Strategic Priorities and Opportunities in 2024”, a gestão duradoura de custos é a principal prioridade para os executivos em 2024, seguida pelo crescimento.

A pesquisa conduzida pela BCG com mais de 600 executivos globais de várias indústrias revelou que a redução de custos é unanimemente vista como a mais crítica em todas as regiões e sectores, à medida que as empresas procuram responder à incerteza económica. “Globalmente, os executivos priorizam a gestão de custos geral, com interesse especial nos custos de cadeia de suprimentos e produção”, afirma o relatório.

Após a gestão de custos, o crescimento é destacado como a segunda prioridade. A expansão geográfica e o aumento da linha de produtos são estratégias-chave para impulsionar o crescimento, com a América do Norte e a Ásia focadas na expansão da linha de produtos, enquanto a Europa prioriza a gestão de preços.

O relatório enfatiza a importância de as organizações irem além de simples reduções de custos pontuais e adotarem uma cultura de melhoria contínua para alcançar uma gestão de custos duradoura. Isso envolve implementar uma mentalidade de eficiência e eficácia contínuas nas práticas de gestão de custos.

Além disso, o relatório recomenda que as empresas reinvistam as economias de custos em prioridades estratégicas que podem impulsionar o crescimento de longo prazo, como transformação digital, inteligência artificial, iniciativas climáticas e optimização da cadeia de suprimentos.

Estatísticas relevantes do relatório:

– 83% dos executivos afirmam que as suas empresas atingiram ou superaram as metas iniciais de redução de custos.

– 35% dos participantes lutam para sustentar as economias de custos ao longo do tempo.

– 27% dos líderes relatam impacto negativo nas ambições de crescimento devido a acções de redução de custos.

Publicidade

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo