CAIXA DE GIS

Internet Não É Monólogo, É Diálogo

Artigo assinado por Gislaine Marques*

O mais recente relatório sobre o universo digital, divulgado pelo website DataReportal.com no último mês de Abril, traz algumas novidades a nível mundial, entre elas, o surpreendente facto de que as pessoas têm passado menos tempo online! No entanto, elas não reduziram o período em que estão conectadas nas redes sociais.

E o que é que os utilizadores buscam nas redes sociais? O relatório preparado pela GWI, presente no Data Reportal de Abril de 2023, mostra que as principais razões para o uso dessas plataformas são: manter o contacto com os amigos e familiares (48,2%); preencher o tempo livre (36,8%); ler novas histórias (34,5); encontrar novos conteúdos, como artigos e vídeos (29,2%); ver o que outras pessoas andam a falar (27,6%); encontrar inspiração de coisas para fazer ou comprar (25,5%); encontrar produtos para adquirir (25,3%), e assistir a vídeos em directo (22,8%); entre outras actividades. Ou seja, claramente as pessoas não vão ao Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social apenas com o intuito de ver as marcas que lá estão.

A pergunta que talvez surja na sua mente neste instante é porque é que, então, as empresas devem investir nas redes sociais? A resposta é uma só. Se tiverem conteúdos interessantes e trabalharem o seu storyselling, quando essas pessoas que entram nas redes para se divertir, informar e socializar, necessitarem de um produto ou serviço, é das marcas que fazem parte do seu convívio que vão lembrar.

Contudo, é bom esclarecer que, para ser lembrada positivamente, uma empresa não pode ser a egocêntrica, que diz sempre a mesma coisa e só fala de si. O funil de conteúdos deve ser como um namoro, onde somos gentis e sedutores desde o primeiro encontro até a despedida, deixando aquele desejo de um próximo contacto.

Como anunciante, pense em conteúdos informativos e simpáticos à sua audiência. Não fale de características e sim de benefícios. Se vende um serviço de mecânica, fale da importância das revisões ou da troca de peças num carro antigo. Traga o cotidiano para a conversa e esclareça dúvidas. Porque é que o motor de uma viatura pode sobreaquecer num engarrafamento?

Lembre-se: internet é diálogo e nunca monólogo. Cada like ou emoji que as pessoas deixam, cada partilha que fazem, ou conteúdos que guardam, têm um significado, o qual o algoritmo das redes lê.

Investir em comunicação é essencial para obter notoriedade, mas é o tipo de relação que a sua marca tem com a audiência no dia-a-dia que vai construir a sua verdadeira reputação.

*Gislaine Marques, a Gis, é Mestre em Publicidade e Relações Públicas, copywriter, estratega digital e formadora. A sua experiência a trabalhar para grandes marcas nos mercados de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal ultrapassa três décadas.

Publicidade

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo