Utilizadores De Redes Sociais Crescem 36% Em Angola
O número de utilizadores de redes sociais activos em Angola teve um crescimento de 36%, entre Janeiro de 2020 e Janeiro de 2021, o que representa um acréscimo de cerca de 800 mil utilizadores. Os dados são do relatório Digital 2021 Angola, produzido pela DataReportal com o apoio da We Are Social e da Hootsuite.
Trata-se de um crescimento acentuado, se compararmos com a média global de crescimento que foi de 13%. No mesmo período, o país viu aumentar o número de utilizadores de internet em cerca de 1,5 milhões de internautas, correspondendo a um crescimento de 16%, novamente acima da média global que foi de 7%.
Estas taxas de crescimento refletem o ainda baixo nível de penetração de utilizadores de internet face ao total da população angolana, que se situa em cerca de 31%, e que está bastante abaixo da média global de aproximadamente 60%. A boa notícia é que o potencial de crescimento é enorme.
Para as marcas, um dado importante apresentado no relatório é o potencial de audiência que cada rede social analisada pode alcançar em termos de anúncios pagos.
Como seria de esperar, a plataforma com maior alcance com publicações “patrocinadas” é o Facebook, com uma audiência potencialmente alcançável de 2,7 milhões de utilizadores, seguida do Instagram e do LinkedIn, ambas com um potencial de 510 mil. Já o Twitter, também analisado no relatório, tem uma audiência potencial de aproximadamente 26 mil utilizadores.
Em termos comparativos com o período homólogo, apenas Instagram e LinkedIn registaram um crescimento, respectivamente de 6% e 2%. O Facebook manteve o seu potencial de alcance inalterado e o Twitter viu o seu potencial cair cerca de 61%. Estes dados podem ajudar os profissionais de marketing a melhor direccionar as suas acções de comunicação nestas redes sociais. Fica por analisar a evolução o TikTok que tem registado níveis de crescimento bem interessantes em Angola.
Caso tenha interesse em receber uma cópia em pdf do relatório completo, clique neste link.